Os gatos e as bolas de pelo

Os gatos realizam duas trocas de pêlo por ano, a pelagem do verão e a pelagem do inverno (mais densa). Nessas épocas, em especial, acabam ingerindo mais pêlo, os quais podem se acumular no estomago ou intestino, causando sintomas. O sintoma principal é o vômito, podendo ocorrer também inapetência, letargia e prostração. Alguns gatos podem até ter gastrite devido a esse excesso de pêlos ingeridos. Outros, que cuidam e higienizam seus contactantes, também são mais propensos a ter problemas.

Nem sempre encontramos pêlos no vômito, muitas vezes, a aparência é apenas liquida, variando de clara/espumosa, amarelada, e até ração (digerida ou não). É sempre importante investigar a causa do vômito, pois existem inúmeras patologias com esse mesmo sinal clinico.

O pêlo ingerido, pode se impactar no estomago, causando a ânsia ou até mesmo os vômitos. Podem ser únicos ou vários seguidos. Isso gera uma irritação/inflamação local na garganta e o animal fica mais apático, diminui a ingestão de alimentos, por isso, é necessário investigar a causa. Outra possibilidade que ocorre, é a impactação dos pêlos no intestino, causando um fecaloma. Esse caso é mais grave, e muitas vezes além das lavagens, é necessário tratamento cirúrgico.

Existem alguns produtos, suplementos, rações e petiscos para esse quadro. O uso e frequência variam de acordo com cada caso, por isso, a avaliação de um veterinário especializado em felinos, é essencial.

O controle é muito eficaz, e a resolução do quadro também.

Ivan bola de pelo ivan (7)  bola de pelo ivan (4)  bola de pelo ivan (3)

2 thoughts on “Os gatos e as bolas de pelo

  1. Oi, Dra!!!
    A pink estava com sinais assim, lembra? Aquele suplemento/ração q vc indicou na consulta resolveram o problema e ela está ótima! Sem engasgar ou vomitar… vc é ótima, dra!!! Obrigada

Deixar um Replay

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*