vamos falar sobre eutanasia…

Sei que muita gente nem vai ler, por causa do título… mas acho que vale uma reflexão sobre o assunto.

A eutanásia é um processo totalmente indolor, e permitida em alguns países da Europa para humanos. É realizada uma anestesia muito profunda, o animal entra num coma induzido, e após, é aplicada a medicação que causa a parada cardio-respiratória.

Quando decidir? será que é o momento certo?… Com certeza a decisão mais difícil de uma vida inteira. Sim, infelizmente, já passei por isso, e mesmo, ou mais ainda, por ser vet, a decisão é mais difícil. Difícil escolher entre viver e morrer. Diante de tratamentos que não dão mais resultados, e o seu filho felino morrendo aos seus olhos… é muito triste… é muito doloroso, é um aperto no peito indescritível… uma tristeza profunda, que só quem já passou por isso sabe… como saber, se é a hora certa? como saber se é melhor abreviar esse sofrimento… e todas as escolhas que presenciei/participei, sim, foram no momento certo. Eles não merecem sofrer, e tem uma passagem breve por este mundo, porque já nascem sabendo algo que levamos a vida toda para aprender: amar, o amor verdadeiro, sincero.

Acho que depois dessa difícil decisão, devemos pensar em todos os ensinamentos que nossos filhos nos trouxeram, de varias formas. Desde um simples carinho num dia triste, até mostrar nossa verdadeira força interior, nosso amor mais verdadeiro e profundo, a compaixão, o respeito pelo próximo, até mesmo por especies diferentes. Eles são seres muitos especiais e iluminados e por isso sua passagem por esse mundo é breve. Eles vem para nos ensinar, acima de tudo a amar <3

Um dos meus filhos mais especiais, foi o Juanito, uma gatinho lindo, que só aparecia ao ouvir minha voz. Ficou meses morando numa gaveta do guarda roupa, só aparecia ( e conversava muito!) quando ouvia minha voz. Pedia carinho, respondia tudo que eu falava com ele, e era só comigo! Até que um dia, adoeceu, e a doença se agravou… mesmo com as medicações. Até que, um pouco antes de sua partida (decisão pela eutanásia, devido a piora do quadro, sem chance de melhora), ele apareceu para mim, mostrando que sua missão havia terminado, ele conseguiu me fazer enxergar a minha força interior, que eu nunca tinha sentido, percebido. Ele foi muito especial, em sua breve passagem ao meu lado… tinha apenas 8 aninhos. Mas quando o encontrei nesse momento, senti meu coração “em paz”, e senti que era o momento de deixa-lo partir,,, foi muito triste e difícil, mesmo assim… E depois o eternizei em minha pele, além da mente e coração. Eles estarão sempre conosco, sempre em todos os nossos pensamentos, e sempre cuidando de nós, sendo a estrelinha mais brilhante do céu.

“Aqueles que passam por nós,

Nunca vão sós,

Deixam um pedaço de si,

Levam um pedaço de nós”

Frase do Pequeno Príncipe

 

 

Deixar um Replay

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*